The Sims 4: A Aventura de Crescer (Review)

Com colaboração de Seani Duarte

The Sims 4 segue firme e forte depois de ter se transformado em um jogo free to play, com novas expansões pagas que acrescentam novas funções e dinâmicas ao game. A Aventura de Crescer, DLC mais recente, é exatamente assim, apresentando além de novos objetos e espaços para construir sua casa, uma forma diferente de formar famílias, dando um foco muito maior na criação dos seus bebês.

Em A Aventura de Crescer, o jogador percebe uma nova área inspirada na cidade de San Francisco chamada San Sequoia, além de diversos itens como berços e carrinhos para usar com seus bebês. Até aí nada absurdo, mas uma mudança específica no gameplay acaba deixando as coisas mais interessantes e consideravelmente mais difíceis.

The Sims 4 Aventura de Crescer

A Aventura de Crescer parece um DLC com um escopo relativamente menor se comparado com expansões anteriores, mas os pontos em que foca são bastante significativos.

O DLC adiciona uma fase intermediária entre o bebe recém nascido e o bebê tradicional de The Sims. Chamada de “bebê de colo”, essa fase exige que você eduque a criança, a ensinando coisas básicas como se levantar, alcançar coisas.

Esse foco na educação infantil acaba mudando a dinâmica familiar, além de registrar as reações dos seus Sims em relação às crianças. Dependendo de como você as educa, é mostrado que a sua dinâmica familiar é mais severa ou condescendente, algo que poderia ser só pra constar, mas que cria impressões reais nos personagens.

As crianças contam com Marcos de Vida, mostrando situações pelas quais passaram e como isso pode moldar a sua personalidade. Se você acaba deixando sua criança largada no chão feito um saco de batatas, isso eventualmente pode causar mudanças na personalidade do Sim.

Isso acaba evoluindo até a nova feature Crise de Meia Idade, em que personagens adultos criam aspirações temporárias que você precisa completar para que eles sigam com suas vidas. Esses marcos de meia idade acabam gerando oportunidades de storytelling interessantes, dependendo do tipo de aspiração que surgir.

Outra função que o DLC adiciona ao jogo é a de convidar Sims para ficar na sua casa para ficar nela por um período de tempo. É similar à função de férias, mas em vez de convidar alguém e sair viajar com eles, agora eles ficam na sua casa, rodando feito malucos por ali.

Em resumo

The Sims 4: A Aventura de Crescer é um DLC que adiciona o suficiente para mudar a maneira como se joga o game, já que seu foco em crianças e família cria a necessidade de se prestar atenção em mais elementos para conseguir prosperar com a sua família Sim.

Apesar de muitas vezes as expansões chamarem atenção pelo seus novos cenários e itens, A Aventura de Crescer tem na dinâmica familiar e desenvolvimento dos personagens o seu grande trunfo, mesmo que isso aumente um pouco a dificuldade de novos gameplays.

Até mesmo conversas entre Sims foram renovadas, contendo tópicos de conversação que deixam o game mais próximo de antigas features que já existiam em expansões de The Sims 2, mas acabaram sendo deixadas de lado com o passar do tempo.

A Aventura de Crescer é um ótimo DLC para os fãs de The Sims 4 e abre ainda mais possibilidades para mudanças significativas no seu gameplay em futuras expansões.

The Sims 4: A Aventura de Crescer foi testado com código cedido gentilmente pela EA.