Noite Infeliz (Review)

A ideia de um Papai Noel que senta a porrada em geral não é totalmente nova e já foi explorada em várias mídias, mas Noite Infeliz, novo filme estrelado por David Harbour, consegue entregar duas horas divertidas, ainda que não seja particularmente tão inspirado como poderia ser.

Em Noite Infeliz, Harbour é o Papai Noel, o de verdade, já de saco cheio de ficar entregando presentes para crianças ao redor do mundo. Ele cansou pelo simples fato que a humanidade mudou, se tornou mais egoísta e materialista, e esse pode ser o seu último Natal.

Noite Infeliz

Paralelo a isso, uma família bilionária se reúne para comemorar a data e é feita refém por um bando que quer roubar uma grana VIOLENTA deles. Quando o Papai Noel chega e acaba envolvido nisso, a presença de uma menina, que convenhamos, já tá com idade suficiente pra saber que Papai Noel não existe, faz com que ele resolva ajudar.

O filme tem um grande problema e um grande acerto, que acabam equilibrando tudo tornando as coisas divertidas.

O maior problema de Noite Infeliz está na indecisão sobre o tom do filme. Em vários momentos, ele parece ser um filme bastante infantil, com piadinhas, atuações e situações que lembram muito um filme de Natal que passaria na Sessão da Tarde. Só que segundos depois, vemos gente falando palavrões e violência absurda. Isso acaba tornando as coisas um pouco inconstantes e cria uma dúvida sobre exatamente que tipo de filme o pessoal tava querendo fazer. Se era pra ser um filme doideira, parabéns, acertaram.

Dito isso, o filme se segura mesmo pelo David Harbour como Papai Noel. Se você gosta do cara em Stranger Things ou na participação dele em Viúva Negra, vai gostar aqui. Na real, o personagem dele no filme da Marvel tem uma aura bastante similar a deste Papai Noel, fazendo com que a história funcione bem.

Em dado momento, o filme dá uma chance de se aprofundar mais em quem realmente é aquele cara que todo ano entrega presentes pra crianças e como ele chegou até ali, mas acaba deixando isso no caminho, o que é uma pena pois parece um filme muito mais legal do que esse que a gente acaba vendo.

No geral, Noite Infeliz ainda é um filme bem divertido e eu não ficaria triste se rolasse uma sequência mostrando exatamente esse passado do Papai Noel do David Harbour.