Hoje em dia, é meio difícil ver um clipe musical que realmente chame a atenção de todo mundo como antigamente. Existem bons clipes, mas não tem nenhum que marque tanto quanto um November Rain ou Hole in My Soul da vida. Só que existem exceções.

Pensando nessas exceções e fazendo algo que ninguém pediu, vamos analisar alguns dos melhores clipes, assim como suas músicas. Em alguns casos, é tudo muito bem, mas em outros, é tudo tão horroroso que dá uma volta e me dá vontade de chorar. Muitas vezes, de desgosto enquanto questiono o que estou fazendo da minha vida. Vem comigo nessa montanha russa de emoções, enquanto registro cada passo da pesquisa (porca) que farei sobre o tema.

A escolha para a primeira (e talvez única) edição dessa série (que se for a única, não será uma série) é talvez o melhor clipe já feito no Brasil. Obviamente que estou falando de Amigo Fura Olho, do Latino.

Lançada em 2008, Amigo Fura Olho é uma versão da música Ella y Yo, do grupo Aventura, com vocais de Dom Omar, um artista porto-riquenho, e participação especial do artista Romeo. Guardem essa informação importante.

Amigo Fura Olho tem uma letra bem direta, que coloca dois amigos num balcão de bar conversando sobre o dilema de um deles. O dilema é que um está amando uma mulher comprometida, uma mulher que não se importa em colocar uma galhada enorme na cabeça do marido. O amigo, querendo levantar a moral do companheiro, bota pilha pra ele continuar fazendo merda, até que uma grande reviravolta acontece.

Pois bem, o clipe tem três grandes estrelas. A primeira é ele, Latino (sans bigodinho), o cara que não se importa em pegar a mulher de outrem (no vídeo, não tô acusando ninguém).

O segundo elemento aqui é Daddy Kall, o amigo do eterno dono do macaco Twelves (que acabei de descobrir tem até página na Wikipedia) que bota pilha pra ele fazer merda. Durante várias vezes vendo esse clipe, porque aqui é SERIEDADE, eu tinha a impressão de já ter visto esse senhor em outro lugar. Mais sobre isso depois.

O terceiro elemento aqui é a mulher do amigo, “interpretada” por Mirella Santos, a então esposa de verdade do Latino. Com isso em mente, vamos ao clipe com comentários embaixo.

Logo no início, temos uma apresentação em que ficamos sabendo que Daddy Kall gosta de ser chamado de Capitão Musical e é somente assim que vou chamá-lo daqui pra frente. O próprio manda uma real sobre as coisas acontecerem quando tem que acontecer, que parece frase que a gente usava embaixo do nick no MSN, mas a melhor parte dessa introdução é o figurino do Latino, de alguém que já está bem calibrado na festa de formatura do primo.

Eu não consigo identificar se isso é um bar, uma balada miada mas com certeza é um ótimo lugar pra falar que tá pegando gente comprometida. (E um testamento sobre como manjo muito de bar e balada por não saber direito onde eles estão).

O jeito sofrido com que o Latino sempre canta casa muito bem com o tema de Amigo Fura Olho, já que ele claramente parece que está a uma olhada torta do Capitão Musical para começar a chorar. O toque no braço já dá aquele tom de desabafo, em vez de “Tô te contando isso pra você falar que tá tudo certo”.

Gosto bastante o uso de “vivo um triângulo” pra falar que tá comendo a mulher de outrem pela sonoridade e oportunidade do Latino formar um triângulo com as mãos, o que também pode ser um indício de que ele faz parte dos Illuminatis (#getwoke).

Vemos aqui a primeira interação na música do Capitão Musical que, ao ouvir seu amigo desabafando seu problema amoroso, responde contando que sua vida com a mulher é UMA UVA, não tem problema nenhum e que ela é maravilhosa. Veja bem, o Capitão é um filho da puta.

Ao ver o amigo CLARAMENTE SOFRENDO, ele joga na cara que a vida dele tá maravilhosa, que a mulher dele é foda e basicamente “foda-se o teu problema, eu tô aqui só pra curtir essa cerveja que tá ficando choca no balcão”.

O pai de Twelves (RIP) traz de volta a conversa pra sua dor, intercalado com cenas em que tá SAPECANDO a mulher de outrem, falando que tá gostando dela, mas a moça só quer se encontrar escondido, uma inversão de papeis do cafajeste aqui, com ela tendo total controle sobre a situação e Latino apenas um rendido pelas armadilhas do amor e luxúria.

Aqui vem uma das partes mais doídas da música e que conta com a melhor atuação da vida do Latino. Aqui, Capitão Musical manda o amigo “lutar por amor”, enquanto o mesmo implora pra ele não dar esse conselho, já dando a deixa que tem mais coisa por trás do seu sofrimento.

Vale comentar que durante todo esse trecho, Latino está praticamente dando um show, chilicando fortemente ao falar que o amigo não tá entendendo a situação e todos do bar/balada/ENCONTRO DE JOVENS estão NEM AÍ pro papo. Guardem essa informação.

Mais uma vez, o Capitão Musical joga na cara do amigo que tem uma vida foda com a mulher e, por isso, manja mais de amor e pra ele continuar investindo na mulher de outro. Que pessoa horrível.

Aqui vemos quem foi que começou com a treta. Num encontro gostoso, aparentemente regado a muita música ruim, whiskey Red Label e batatinha (sério, aquilo ali é batata, né?), a Sra. Musical tava SÓ COM A MALDADE NO OLHAR direcionado ao Latino, enquanto tá de chamego no marido. No mínimo, ousada.

O Capitão manda uma que me deixou desgraçado da cabeça. Ele fala que se o sentimento dos dois for verdadeiro, “o marido dela tem que entender” e ainda manda um shrug com “alguém tem que perder”. Cara, não é bem assim que funciona a vida. Sério, tem que se foder mesmo.

Depois de mais um pedido de “PELO AMOR DE DEUS, PARA DE FALAR QUE EU PRECISO INSISTIR NISSO”, que Capitão Musical ignora, Latino se cansa. Ele precisa tirar aquilo do peito e assume o seu modo LATINO MARRENTO.

Ele fala de instinto animal (ok), mas fora da lei me parece um exagero aqui. A mina é casada, mas não é como se ele fosse em cana porque pegou a mulher de outro, sabe? Não precisa exagerar o que já tá complicado, Latino.

E aqui, temos o momento da verdade. O momento que faz esse vídeo deixar de ser apenas uma produção cretina e que alcança um patamar que poucos clipes musicais alcançaram. O momento em que Latino confessa que tá pegando a mulher do Capitão Musical, algo que sabíamos desde o momento em que ele apareceu como bêbado de formatura, no começo do vídeo.

Com uma atuação MAGNÍFICA, Capitão Musical sente a traição, talvez finalmente entendendo o peso da galhada que vem carregando há um tempo.

Sem alterar o volume de suas vozes, com direito ao “O que?” dito com a mesma emoção da voz do Google, todos do bar/balada/festinha se levantam como se estivessem ouvindo tudo desde o início, apenas aguardando o momento em que possivelmente rolaria uma pancadaria fudida desde o momento que sentiram que o Latino tava pegando a mulher do cara. Bando de cuzinho de encrenca mesmo.

Pimenta no rabo dos outros é refresco, já dizia o ditado e aqui ganha mais um exemplo com Capitão Musical, um filho da puta que tava até agora falando pro cara talaricar a mulher de outro, agora dando uma de ofendido, dizendo que nunca vai perdoar. Acho bonito também que começa a cair a ficha dele das vezes que ela falava que ia viajar com amiga, mas na verdade, tava se pegando com o pai de Twelves.

QUE BELÍSSIMO EFEITO ESPECIAL!

“Perdi um amigo pro fantasma da tentação”. Sério.

O clipe termina com essa imagem e meu coração até bate mais forte.

Como será a conclusão da trama de traição entre Latino, o pai de Twelves (RIP) e Capitão Musical?

Pois bem, uma pesquisa me mostra que fazia sentido eu saber de onde era o Capitão, já que ele fez parte do YOU CAN DANCE, grupo de dançarinos do programa da Xuxa nos anos 90. E a continuação?

Bom, até agora, não tem nenhuma. Latino se separou da Mirella Santos em 2013, o que talvez prejudicasse na produção da continuação. Mas aí eu vi que o Capitão Musical deu a volta por cima. O Capitão é o responsável pela versão nacional de DANÇA KUDURO. E quem ele chamou pra participar da música e do clipe?

No final, a lição que fica é “amizade acima de tudo”. Muito obrigado.

PS: Lembram que eu tinha falado lá no começo sobre a versão original de Amigo Fura Olho, que se chama Ella y Yo? Fui dar uma olhada e vi que tem clipe.

ME SINTO ENGANADO POR PAI DE TWELVES E CAPITÃO MUSICAL!

Sem mais artigos