Top 10: Aberturas (nacionais) de animes

Apesar de muita gente ter crescido com toda uma sorte de animações na TV, os animes tiveram um grande papel para a geração que passou grande parte de sua infância e pré-adolescência na década de 90.

E uma parte da magia dessas animações era as suas músicas de abertura. Sejam cantadas de maneira tosca ou com letras ridículas, existem algumas que se você ouve um verso, toda a música surge na sua mente.

Pensando nisso, reunimos 10 das músicas que ainda fazem parte do imaginário de muito marmanjo por aí. Vale lembrar que elas não estão na ordem de pior para melhor. É só um apanhadão, então sem chiliques, por gentileza.

Ah, e só valem as músicas com versões nacionais. A lista com as versões originais fica para outro dia.

1) Cavaleiros do Zodíaco

Não tem como começar essa lista de outra forma. Cavaleiros do Zodíaco foi um dos desenhos que mais fez a cabeça da molecada da primeira metade da década de 90. Apesar de a série ter algumas melodias, como a “Os guardiões do universo podem vencer o mal” e a do Falasquito mandando um Pegasus Fantasy, é a música principal da época da Manchete que merece um lugar nessa lista.

É impossível ouvir as primeiras notas da melodia e já não se preparar para cantar que existe alguém no cosmos ajudando o cavaleiro a vencer, e que só um vencedor pode vestir sua armadura de ouro.

2) Dragon Ball

Apesar de muito moleque que gosta de Dragon Ball pagar pau só pra DBZ, vale lembrar que a primeira série baseada na saga do Goku tinha uma das aberturas mais nada a ver e sensacionais que já passaram na TV brasileira.

Transmitido inicialmente pelo SBT, Dragon Ball mostrava um Goku molequinho e com rabo, buscando as Esferas do Dragão. E aí rolava esse “Vamos desvendar as Esferas do Dragão” e tudo ficava lindo.

3) El Hazard

Depois da música do Cavaleiros do Zodíaco, essa talvez seja a minha abertura de desenho japonês favorita. El Hazard passava no sempre saudoso Band Kids e mostrava estudantes e um professor pinguço que acabavam sendo teletransportados para um mundo fantástico.

É impossível ouvir essa música umas três vezes, decorar a letra e cantar junto. Não dá.

4) Pokémon

A música é sensacional, a letra é cativante, o desenho fez a cabeça de muita gente no final da década de 90/começo dos anos 2000, transformando Pokémon em uma febre mundial. Só não coloco aqui o Pokérap porque não era abertura, mas também merece todo o carinho do mundo. (O desenho virou folia depois e o Ash, além de ser um péssimo treinador, não envelhece).

5) Digimon

Com o tempo e experiência nas costas, já é possível dizer que Digimon era um desenho muito superior a Pokémon, apresentando uma história decente, personagens legais e um bicho que tinha como poder uma bola de fogo que, quando era lançada, vinha com a frase “CHAMA NENEM” ou “BAFO DE PIMENTA” pra mostrar que a vida vale a pena ser vivida.

A abertura nacional de Digimon é completamente diferente da original, sendo que ficamos com uma música cretina cantada pela Angélica. De tão ruim, fica boa.

Ok, não fica boa, mas tá na memória.

6) Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho é o tipo de desenho que era tão legal que mesmo a música de abertura sendo cretina, conseguia se transformar em algo sensacional só por ser do anime. E o Arigatou gozaimasu só coroa a coisa toda.

7) Sakura Card Captors

Particularmente, eu sempre pegava o final de Sakura Card Captors quando passava no Cartoon Network, mas sempre achava o desenho bem feito pra caramba. Nas vezes que eu pegava episódios desde o começo, essa melodia do demônio ficava na minha cabeça o resto do dia. E era bonitinho.

8) Fly, o Pequeno Guerreiro

Primeiramente, parabéns pro gênio que pegou o anime baseado no jogo Dragon Quest e deu o nome de Fly, o Pequeno Guerreiro aqui no Brasil. Parabéns, campeão. Em segundo lugar, eu fiquei com vontade de assistir esse negócio de novo só por causa da abertura. Ele é um pouco de mago e muito de herói, gente!

9) Sailor Moon

Depois de Sakura, nada mais justo que Sailor Moon também apareça por aqui. Toda pessoa do sexo feminino que assistia ou assiste anime viu Sailor Moon. Muito marmanjo viu Sailor Moon. Eu até hoje não sei direito a trama do negócio (sei que tem as meninas com roupa de marinheirinho, se transformando, um gato com lua na cara e um maluco de smoking e máscara), mas essa música de abertura é maior maneira.

10) Dragon Ball Z

Era óbvio que essa música estaria aqui. Naquelas primeiras notas da música, já é possível lembrar da época em que isso passava no Band Kids, no meio da tarde. Uma época um tanto quanto gloriosa. Eu tô quase derramando lágrimas ouvindo esse negócio.

BONUS ROUND

Como eu comentei acima, existia o programa Band Kids, um bloco de animação japonesa que passava nas tardes do canal. Ele era apresentado por uma atriz chamada Renata Sayuri e o seu “personagem” era a Kira. Ter 15/16 anos, ver isso e ter essa mina apresentando me faz querer dar um abraço no pessoal da Band.

Leia Mais
Masters of the Universe: Revelation é a sequência de He-Man na Netflix