Layers of Fear 2

Review: Layers of Fear 2

Quando Layers of Fear foi lançado, muitos acreditavam que ele se tratava de apenas mais um jogo de terror em primeira pessoa, em que um protagonista indefeso tinha que fugir de algum mal. Jogando, foi possível perceber que ele era muito além disso, mostrando um artista perdendo a sua sanidade e se entregando aos poucos à loucura, mostrando que o jogo era muito mais um horror psicológico do que um cheio de sustos (apesar de eles se fazerem presente no jogo).

Com o lançamento de Layers of Fear 2, muita gente passou a esperar a mesma coisa do game, inclusive com ligações entre as tramas, mas o jogo acaba sendo algo bastante diferente, ainda que similar. É bizarro falar sobre o game sem entregar muito sobre ele, mas vou tentar, começando pelo fato que Layers of Fear 2 é um baita jogo de horror.

Um ator aperfeiçoando a sua arte

Layers of Fear 2 coloca o jogador no controle de um novo protagonista. Começando em um navio, você é um ator que está se preparando para interpretar um personagem do filme de um grande diretor. A história, que se passa na época de ouro do cinema mudo, se desenvolve por meio de itens que você encontra pelo cenário e pequenas cenas que se desenrolam e que, nem sempre, são tão confiáveis como se espera.

Layers of Fear 2

O jogo, assim como o anterior, tem momentos com sustos, mas eles provavelmente são os pontos mais fracos do título, que acaba envolvendo muito mais o jogador ao criar um clima sempre tenso e que desenvolve sua trama de meios muitas vezes inesperados.

Um problema de Layers of Fear 2 é esperar muito que o jogador tenha certa bagagem sobre cinema e como filmes são produzidos, isso porque a maneira como o personagem principal age e a história que se desenrola em torno dele pode parecer confusa caso algumas referências não sejam pescadas.

Eu gosto de pensar que entendo o suficiente sobre o cinema e, mesmo assim, somente consegui encontrar sentido em algumas passagens depois de pesquisar mais sobre o game. Isso é um aspecto ruim, mas que, por outro lado, acaba por tornar o jogo algo mais denso do que se espera dele.

Cena do jogo Layers of Fear 2

Isso se torna claro pelo fato que Layers of Fear 2 é um título que facilmente você pode jogar repetidas vezes e pode encontrar um sentido diferente em alguma cena, principalmente tendo um contexto melhor dela após ter terminado ou pesquisado sobre antes.

Em resumo

Layers of Fear 2 é um jogo que deixa o jogador intrigado, realmente curioso para saber exatamente o que está acontecendo e o que ainda pode acontecer. É um game bonito, com uma trilha sonora bastante interessante (que está disponível para ser ouvida na íntegra no Spotify) e que deve agradar bastante quem curtiu o primeiro jogo. Quem está em busca de um título com uma história legal e não tem problemas em, de vez em quando, tomar uns sustos bobos, vale muito a pena conferir.

Leia Mais
Review: Deadpool