O PlayStation 5 finalmente foi revelado (e parece ter sido desenhado pelo Hans Donner)

Acabou o mistério. Depois de muita promessa e até mesmo um evento adiado, a Sony finalmente mostrou qual vai ser a fuça do PS5, que parece ter sido projetado pelo Hans Donner. Isso significa que está feio? Não, só estranho. Mas é mais fácil imaginá-lo na prateleira do que o Xbox Series X.

O novo controle DualSense já tinha sido mostrado lá atrás, então a Sony nem perdeu muito tempo em mostrar as novidades do controle. Preferiu usar a grande parte da apresentação para mostrar jogo e, por fim, aquela rápida olhada no design do PS5.

O que mais impressionou foi a revelação de que o console vai chegar às lojas em duas versões: uma completa e outra com suporte apenas a jogos digitais. É algo que já se especulava para o Xbox Series X, mas foi a Sony quem saiu na frente nesse sentido.

Ela também mostrou a nova câmera e o headset, mostrando logo de cara as bugigangas que vão vir a tiracolo do novo console.

PS5

E apesar de todos os rumores que surgiram nos últimos dias, nada foi comentado sobre preço e data de lançamento. Só sabemos que vai ser caro pra diabo no padrão brasileiro e que chega no fim do ano.

Joguinhos

Mas vamos ao que interesse: jogos. Ao longo de uma hora de apresentação, a Sony trouxe um caminhão de jogos para o PlayStation 5, mas só uma meia dúzia realmente empolgou de verdade. O restante segue aquele padrão de jogo que um dia vai sair na Plus que sempre aparece aos montes na virada de geração. Algumas ideias bem legais (como o gato de mochilinha), mas nada muito memorável. Confere comigo no replay:

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

A apresentação começou já com o novo Homem-Aranha da Insomniac, desta vez protagonizado pelo Miles Morales. Veio num timing ótimo de discussão sobre representatividade, mas a verdade é que não deu pra ver muita coisa sobre o jogo, só que vai chegar junto com o PS5.

Tem cara de ser um standalone safado que reaproveita a engine do jogo de PS4 otimizada pro novo hardware (lembra dos testes que a Sony divulgou lá atrás pra mostrar o poder do SSD do PS4? Então) pra pegar a moçada já no lançamento. Funcionou, pois quero jogar isso aí.

Demon’s Souls

Outro rumorzão que se tornou verdade é o remake de Demon’s Souls feito pela Bluepoint Games. Não tem muito o que falar, só que o trailer é bonitão e agora a galera vai realmente se empolgar, já que o jogo original do PS3 passou batido pela galera que achou o jogo difícil demais.

Horizon: Forbidden West

Outra bola cantada que vai pintar no PS5. Está mais bonito do que o jogo original e parece que a Guerrilla finalmente acertou a modelagem do rosto dos seus personagens. Temos uma viagem para o oeste dos Estados Unidos, mais bichões-robôs e o que parece ser uma planta vermelha que mata tudo o que toca. Promissor, até porque o original foi bem bacana.

Resident Evil Village

Particularmente, eu não aguento mais Resident Evil, mas a galera se empolgou com a revelação do novo jogo, que vai dar continuidade aos acontecimentos de RE7. A perspectiva em primeira pessoa está de volta e os protagonistas também. Também temos o Chris bombadão mais uma vez e lobisomens — porque era só o que me faltava mesmo.

Gran Turismo 7

O simulador de carrinhos da Sony está de volta, mesmo sem ter nunca ido embora. Segue bonito como sempre e é isso aí.

Outros jogos

A Sony trouxe mais uma cacetada de trailers, a grande maioria indies ou projetos que eu não dei muita bola. Então fique com os trailers e tire suas próprias conclusões.

GhostWire: Tokyo

Hitman 3

Project Athia

Pragmata

Little Devil Inside

Deathloop

NBA 2K21

Solar Ash

Astro’s Playroom

Bugsnax

Godfall

JETT: The Far Shore

Goodbye Volcano High

Kena: Bridge of Spirits

Retchet and Clank: Rift Apart

Stray (também conhecido como o jogo do gato de mochilinha)

Returnal

Leia Mais
Novo trailer de Batman: Arkham Knight traz Robin, Asa Noturna e Mulher Gato