Wreckfest é porrada, rock e carro velho sendo destruído sem dó

Eu nunca prestei em simuladores de corrida. Uma parte minha que até hoje se recusa a tirar carteira de motorista olha pra esses carros e pensa em sair dando aquele totózinho maroto pra fazer o maluco da frente rodar me faz acreditar que eu seria um perigo pra sociedade, algo que prejudica um pouco na minha diversão com esse tipo de jogo de corrida.

Provavelmente por isso, sempre me senti muito mais atraído por jogos em que você pode simplesmente BOTAR O TERROR com o carro, sem o perigo de sair matando geral pelas ruas. O estilão mais arcade e “EU VOU DESTRUIR TUDO” foi um dos motivos por eu gostar de jogos que tem mais essa pegada “Não se preocupa tanto com o teu carro ou tua coluna”. Um dos meus jogos de corrida favoritos é FlatOut 2, um jogo que tinha até minigame de você arremessar e uma trilha sonora MARAVILHOSA.

Desde então, joguei games de corrida, mas nenhum preencheu esse vazio que FlatOut, ou até mesmo Burnout Paradise, outro jogo incrível de correr em velocidades cretinas ao som de “HEY HEY YOU YOU I DON’T LIKE YOUR GIRLFRIEND”, cantada pela Avril Lavigne original, deixaram.

wreckfest

Eis que Wreckfest vem exatamente nesse embalo, produzido por vários dos desenvolvedores dos primeiros FlatOut, com destruição, corridas de sofá (?) e uma trilha de rock altamente questionável e que me deixou extremamente feliz.

Simulador de pancada

Wreckfest tem um esquema bem direto com seus modos. Você não tem historinha ou muita trela. Basicamente, você vê uma tela com cinco campeonatos diferentes:

  • Regional Juniors
  • National Amateurs
  • Challengers
  • Pro Internationals
  • World Masters.

Dentro de cada um deles, existem pequenos eventos que acumulam pontos que ajudam a destravar os campeonatos seguintes. Dentro de cada evento, você tem algumas tarefas especiais, como dar um número X de dano durante uma corrida, que o premiam com estrelas. Essas estrelas ajudam a destravar carros e mais eventos dentro dos campeonatos.

E qual é o tipo de evento que existe em Wreckfest? Pois bem, depois de jogar um tempão, deu pra perceber que existem três variações de coisas pra fazer no jogo.

Nas corridas, é basicamente isso. Você tem algumas pistas e seu objetivo é chegar em primeiro lugar na base de quem é mais rápido. Obviamente, descer o sarrafo nos outros carros é importante, assim como ter um veículo que aguente as pancadas vindas dos outros.

Inclusive, é interessante comentar que a inteligência artificial do jogo poderia ser muito criticada por ser formada apenas por pilotos suicidas, mas isso faz muito sentido dentro do contexto do negócio, então tá tudo muito certinho.

O outro tipo de evento é mais direto: destruction derby. Basicamente um espaço para que você possa arrebentar o seu carro nos outros e tentar sobreviver até o final. O Battle Royale primordial.

Wreckfest

O terceiro tipo é “eventos especiais” ou, como eu gosto de chamar, “Corrida Maluca”. Aqui, você fica no controle de algum negócio imbecil tentando vencer uma competição. Que tipo de coisa imbecil? Sofá motorizado, cortador de grama (MOWER OF LAWNS!), Reliant Robin (aquele carro de três rodas) contra uma frota de ônibus escolar, e daí pra baixo.

É o tipo de corrida cretina, mas que deixa o jogo muito divertido e eu acho que é aí que mora o segredo de Wreckfest. Ele tem comandos relativamente fáceis de dominar, apesar de alguns momentos querer ir para um lado mais de simuladores, mas aí é puxado com violência pro arcade e galhofa sem limites.

Junte isso com gráficos que não são os melhores dessa geração, mas também conseguem ser bons o suficiente para um jogo desse porte, uma pitada de rock que eu não faço ideia de onde seja (talvez faltou a verba pra trilha que a Bugbear Entertainment tinha em FlatOut 2) e você tem um dos jogos de corrida em que eu mais me diverti nessa geração.

Wreckfest

Sério, eu adoro games como Forza Horizon, sendo que considero o 3 o meu jogo de corrida favorito dessa geração, mas Wreckfest tem aquele espírito de várzea que me obriga a gostar pra caramba dele.

Em resumo

Se você quer um jogo cheio de licenças de carros, gráficos ultrarrealistas, jogabilidade próxima do mundo real, passe longe de Wreckfest. Agora, se você quer só pegar um carro feio e MOER uns malucos em estradinhas de chão batido, vai na fé porque esse é o jogo pra você!

Wreckfest está disponível para PC, Xbox One e PS4 e foi jogado no Xbox One S com cópia cedida pela Bugbear Entertainment.

 

Leia Mais
Call of Duty: Advanced Warfare terá Kevin Spacey no seu elenco o_O