O futebol americano está cada vez mais popular no Brasil, mas não é um jogo particularmente simples de entender.. No próximo domingo, dia 1º de fevereiro, acontece o Super Bowl XLIX e nós, aqui no Puro Pop, resolvemos ajudar você que acha tudo muito interessante mas não tem a MENOR IDEIA do que está acontecendo dentro de campo.

Dessa forma, você pode se empolgar de verdade com o jogo, além dos comerciais e trailers que passam nos intervalos. Horas de entretenimento e alegria. Vamos lá?

Afinal, qual o objetivo do jogo?

Ganhar, oras. Então vamos começar pelo básico: como alguém ganha nessa joça?

No futebol americano existem vários jeitos de marcar pontos. O principal e mais importante é fazendo um Touchdown, que nada mais é do que entrar com a bola na endzone adversária. Mas antes de explicar como fazer pontos tem algumas outras coisas que você tem que saber.

O Campo:

Um campo de futebol americano tem aproximadamente 120 jardas de uma trave a outra (sim, existem traves, a gente chega lá…) sendo que cada endzone tem 10 jardas e o campo de jogo propriamente dito tem 100 jardas. As endzones estão localizadas nos extremos do campo. Imagine algo como pique-bandeira, então a endzone é onde a bandeira ficaria.

31135-00-rfr_football_field_1600px_1

A cada dez jardas há uma marcação no campo – de 10 até 50 e voltando até 10 de novo. Essas marcações servem para ajudar tanto os times quanto os juízes a saber quanto ainda falta para chegarem na endzone alheia.

E como se chega na endzone?

Bom, é aí que a coisa fica divertida e um pouco complicada:

Cada equipe que está atacando tem 4 chances para avançar o mínimo de 10 jardas no total, sendo que eles podem ir avançando aos poucos ou avançar um monte de uma vez, dependendo do quão bom eles são e do quão ruim é a defesa do outro time.

Essas 10 jardas são medidas a partir da chamada “linha de scrimmage”, que é aquela linha imaginária onde os jogadores ficam em formação, abaixados. Além da marca do campo, nas laterais do campo tem um “pirulitão” vermelho móvel, coisa linda, que marca o local pra ajudar o povo a se localizar.

Linha de scrimmage

Um jogada só acaba quando alguém que está com a bola na mão cai, encosta o joelhos no chão, cai e o colega do outro time encosta nele, ou então quando o quarterback faz um passe incompleto.

Quando você ouvir o narrador falando que um time tá na segunda pra sete por exemplo, quer dizer que o time já andou 3 jardas na primeira tentativa e agora está na segunda e precisa ainda andar 7 jardas.

Agora, se o narrador falar terceira para goal quer dizer que é a terceira tentativa para o time chegar na endzone. Cada tentativa é chamada de decida (ou down).

Se um time consegue avançar 10 jardas ou mais, ele tem mais quatro tentativas para tentar mais 10 jardas a partir da nova linha de scrimmage, que é exatamente onde a bola acabou na ultima jogada (se você tá vendo pela TV fica mais fácil, pois a linha de scrimmage é marcada de azul ou preto e a de 10 jardas é marcada de amarelo).

Para ficar avançando, o time pode escolher dois métodos:

1) Corrida, que é quando alguém pega a bola e sai correndo que nem vaca louca até alguém derrubar. Também chamado de jogo terrestre;

2) Lançamento, que é quando o quarterback lança a bola no ar pra alguém conseguir pegar.

E assim até atravessar todo o campo e chegar na endzone alheia e marcar um toouuuuucchhhhddoowwwnnnn =)

Tá, mas e os pontos?

Para ser considerado um touchdown, o jogador precisa entrar com a bola na endzone ou colocar a bola inteira dentro dela mesmo ele estando fora ou estar com os dois pés dentro da endzone e a bola estiver fora.

Marcou Touchdown? ÊÊÊ = 6 pontos pro seu time e pode ainda fazer dancinha!

Nfl-Green-Bay-Packers-Touchdown

Aí o seu time pode escolher entre tentar 1 ou 2 “pontos extras”.

Para marcar 1 o jogador do seu time chamado kicker entra em campo só para tentar fazer um gol. Exatamente, um gol. A ideia é chutar a bola no meio das traves do outro time. Só que no Futebol Americano a trave é muito alta e em formato de Y.

Se quiser tentar marcar 2 pontos forma-se novamente uma linha de scrimmage bem no limite da endzone e seu time tem que entrar DENOVO com a bola lá, igual a um touchdown.

Touchdown 6 + Ponto Extra (1 ou 2) = 7 ou 8 pontos para sua equipe, parabéns.

Agora, se por acaso o time não consegue avançar o tanto que precisa até a quarta decida, a bola é automaticamente dada para o outro time, que vai começar a atacar exatamente da onde o seu time parou. Por isso, na quarta decida a estratégia é geralmente muito importante.

Para não correr o risco de deixar o adversário muito perto da sua própria endzone o técnico do seu time tem que parar pra pensar e avaliar AONDE no campo o seu time está.

Se vocês estiverem dentro da área de ataque (faltando menos de 50 jardas para a endzone do adversário) o comum é que nessa hora se opte por um tentar um field goal.

Field Goal é igual ao ponto extra, um chute ao gol. Só que de bem mais longe – da última linha de scrimmage que seu time conquistou. Por isso, caso ele acerte, são 3 pontos pra vocês.

Caso vocês ainda estiverem no próprio campo de defesa, vocês tem que dar um punt, que também é feito pelo punter e nada mais é do que um chutão bem forte pra frente só pra devolver a bola para o adversário.

Mas atenção! Quando o adversário pegar uma bola “retornada” ele pode querer ficar de boa e começar tranquilo seu ataque ali da linha de 20 jardas OU ele pode sair correndo em direção a sua endzone e, se sua defesa não estiver esperta, ele pode fazer um touchdown.

Aliás, touchdown de retorno são os MAIS LEGAIS de ver!

https://www.youtube.com/watch?v=HPRQIx8qFGY

Existe mais um jeito de marcar, mas é completamente idiota….para o time adversário. Se chama “safety point” e é assim: O outro time começou a atacar, mas eles estão muito perto da própria endzone. O quarter back deles pega a bola para tentar lançar e boom! Alguém da sua defesa derrubou ele no chão com bola e tudo DENTRO da endzone dele! 2 pontos pra você.

Isso é bem difícil de acontecer no futebol profissional, mas bobeou dançou.

Resumindo: Você tem 4 tentativas para percorrer um certo espaço.Conseguiu? Mais 4 pra mais espaço.

Entrou na endzone do amiguinho com a bola, com ela na mão ou só colocou ela dentro? Touchdown! 6 pontos! Ponto Extra? Mais 1 ou 2 pontos! Não rolou de chegar na endzone? Tenta um Field Goal! Acertou? 3 pontos! Tá muito longe? Deixa quieto e só chuta o punt.

Se sua defesa derrubou alguém do ataque dentro da endzone deles são dois pontos pra você…. like a boss!

Bom, esse é o básico que você precisa saber para começar a assistir futebol americano.

Me desculpe se está um pouco confuso, mas é que o jogo é cheio de coisinhas, detalhes que fazem uma mega diferença. Tudo é calculado. Não parece, mas é praticamente xadrez, só que com porrada e correria.

Assistindo com calma, você vai pegando e vendo que na verdade não é tão complicado quanto parece! Aí é só alegria!

Sem mais artigos