Trailer “proibido” de Homem-Aranha de 2002 é remasterizado em 4K

I want to take you on a rollercoaster...

Em 2001, em um mundo em que a folia das adaptações de quadrinhos por cinema dominava tudo e todos, apenas X-Men tinha destaque, Homem-Aranha, dirigido por Sam Raimi, começava as suas filmagens. Em maio daquele ano, um trailer do filme foi divulgado, mostrando que dava pra ACREDITAR. Era sensacional, era DOIDO e aí em setembro daquele ano, ele se tornou proibido. Agora, uma versão remasterizada dele surgiu na internet.

11 de setembro e a campanha de marketing de Homem-Aranha

Em maio de 2001, junto das cópias do filme Coração de Cavaleiro, nos Estados Unidos, a Columbia Pictures incluiu um trailer de Homem-Aranha, dirigido pelo Sam Raimi, que mostrava um assalto a um banco, seguido de uma fuga mirabolante frustrada pelo Aranha. O trailer era foda, geral no cinema curtia, trabalho bem feito.

Junto com o trailer, o primeiro pôster do filme foi divulgado e trazia similaridades com o trailer, com as Torres Gêmeas do World Trade Center refletidas na lente da máscara do Homem-Aranha. BAITA PÔSTER.

Pôster de Homem-Aranha

Então, no dia 11 de setembro, aconteceram os atentados terroristas contra os Estados Unidos. O mundo todo parou e, naquele momento, não fazia sentido ligar para filmes e o escambau. Só que a Columbia Pictures tinha um problema, que era o material promocional daquele que seria o seu maior filme de 2002. Por causa dos atentados, o estúdio optou, em respeito às vítimas, remover completamente os pôsteres e trailers do Homem-Aranha.

Por causa disso, o pôster ali em cima virou item raro de colecionador e o trailer foi banido dos canais oficiais da Columbia Pictures. Nos subsequentes DVDs do filme, o vídeo não estava mais lá. A cena está dentro do filme, em um momento “piscou, perdeu”, mas ficou por isso mesmo.

Só que uma vez na internet, o vídeo nunca sumiu de verdade. Ele podia ser encontrado com facilidade no YouTube, mas como o arquivo utilizado para enviá-lo para o site era o conseguido na sua divulgação, o que significa que ele tinha resoluções comuns em 2001, a qualidade dele é bem porca.

Só que assim como beijar na boca, isso é coisa do passado e agora todo mundo quer namorar pelado (e ver as coisas em 4K).

A remasterização

Então, recentemente um canal no YouTube teve acesso a uma versão do trailer que era passível de remasterização. Após um trabalho com as cores do vídeo, ele foi postado na internet numa resolução absurda de 4K, algo TOTALMENTE desnecessário, mas os jovens gostam muito de resoluções absurdas, então toma.

Sim, o trailer não tem muito o clima do filme que chegou aos cinemas em 2002. O herói mesmo só aparece no final, a música não toca no filme (inclusive, se chama Leave You Far Behind, do grupo Lunatic Calm, e toca em uma porrada de filmes e jogos de videogame), mas esse é provavelmente um dos melhores, se não o MELHOR, teaser trailer de um filme de gibi até hoje. É simples, mas você termina pensando “RAPAZ, CHEGA LOGO MAIO DE 2002”.

Leia Mais
E esse é o trailer de Jurassic World