Quando comecei a escrever esse texto, a primeira coisa que pensei foi não fazer piadinhas com “as peças se encaixam perfeitamente” ou coisas do gênero, já que acharia isso tudo cretino demais. Só que essa é a melhor maneira de descrever o filme que junta vários sets do brinquedo em uma história divertida: tudo se encaixa.

Desde o início, apesar de ser um filme em computação gráfica, Uma Aventura LEGO se parece com os bonequinhos de verdade sendo animados em stop-motion. Isso poderia parecer estranho, mas dá um toque todo especial ao longa, já que a sensação é a de que é tudo uma grande brincadeira.

O filme conta a história de Emmett, um LEGO normal e sem nenhum traço especial. Ele é um operário que todos os dias assiste a um programa genérico, comendo coisas genéricas, fazendo o trabalho que todos o mandam fazer. Em momento algum de sua vida, Emmett foi particularmente especial.

LG-TT-0008

Tudo muda quando ele conhece Mega Estilo (no original é Wyldstyle, mas a cópia assistida foi a dublada). Ela está em busca de uma peça especial que faz parte de uma profecia feita anos antes. Um vilão encontra uma arma especial para congelar o mundo LEGO. Um feiticeiro revela que existirá alguém especial, um Escolhido, que encontrará uma peça especial e salvará a todos.

Como você já deve imaginar, Emmett encontra a tal peça sem querer, entrando na maior aventura da sua vida.

Vários sets e participações especiais

Uma das grandes sacadas de Uma Aventura LEGO é o fato de ele reconhecer os diversos sets de peças que são lançados anualmente. Em dado momento, os heróis vão parar em um mundo de velho oeste, reconhecendo que existem outros mundos, cada um sendo um tipo diferente de LEGO. Até um Speed Racer é visto de relance.

Essa mistura de mundos e personagens faz com que Uma Aventura LEGO parece mais familiar do que o esperado, principalmente por ter alguém como o Batman em um dos papeis principais. E aqui entra a questão da dublagem do filme.

LG-FP-228

As cópias exibidas para a imprensa eram todas dubladas em português. Faz sentido, já que, na sua essência, o filme é infantil. Só que o elenco de vozes original é impressionante o suficiente para você ficar pensando o quão legal e cheio de piadinhas o longa deve ser no seu idioma de origem. Porém, é necessário salientar que a dublagem nacional é realmente boa, com vozes combinando com os personagens e com piadinhas engraçadas para todas as idades.

Uma boa lição

Como era de se esperar, Uma Aventura LEGO traz uma bela moral que pode afetar crianças e adultos, de que não importa quem você seja, sempre poderá fazer a diferença. E é esse tipo de coisa que se mostra outro grande trunfo do filme: ele é cheio de coração.

Sim, você ainda está vendo um bonequinho de LEGO, um Batman, umas peças formando casas e veículos, mas ele consegue te fazer pensar na sua infância, em como aquela ideia de que você pode ser um “comum” e ainda se tornar alguém especial é real e possível.

LG-FP-002

Parece estranho, mas a maneira como tudo é apresentado no filme passa essa sensação, tornando o longa agradável para pessoas de todas as idades.

Em um resumo muito sem vergonha, Uma Aventura LEGO é uma ótima animação, que usa de elementos já conhecidos, e até mesmo previsíveis, para contar uma história simples, porém envolvente e inspiradora. E tem o Batman. Só pelo Batman já valeria a pena.

Sem mais artigos