Sabe quando você assiste a um filme e nota que ele prendeu a sua atenção por motivos bizarros? Quando tudo parece feito para mostrar uma história séria e profunda, mas você acaba curtindo porque tudo é absurdo e mentiroso?

O Protetor, novo filme do Denzel Washington é exatamente assim. Com um roteiro até que bem amarradinho e cenas em que o ator mostra que é carismático até no papel mais “folha em branco” do mundo, o filme consegue ser divertido e empolgante na medida certa.

Motivo pra sair dando porrada

Em O Protetor, Denzel é Robert McCall, um sujeito que trabalha em uma loja de ferramentas. Ninguém sabe ao certo o que ele fazia antes de trabalhar ali, mas todos gostam do cara.

Ele não consegue dormir direito e passa suas madrugadas tomando chá e lendo um livro em uma lanchonete 24 horas. É lá que ele conhece uma jovem, interpretada pela Chloe Moretz por uns 10 ou 15 minutos durante todo o filme.

chloe-moretz-the-equalizer-movie-photo_1

Ela é claramente menor de idade, mas já trabalha se prostituindo nas ruas. Eles acabam criando uma amizade. Um dia, quando ela é espancada pelo seu cafetão, xxx acaba indo atrás para tentar resolver as coisas. E é aí que o filme se transforma em um exercício para o Denzel Washington parecer um fodão eterno.

O filme deixa claro que aquele sujeito tranquilo, que não quer saber de violência, não é o verdadeiro Robert, mas sim aquele que arrebenta com sujeitos de maneira espetacular sem levar UM soco. Sério, dá pra contar nos dedos quantas vezes ele é atingido por alguém.

E é por isso que O Protetor é um filme realmente mentiroso. Se você não assisti-lo aceitando o seu espírito de que o personagem do Denzel é quase uma força da natureza, certamente vai se irritar diversas vezes.

Uma história pro Denzel Washington ser legal

Lá pelas tantas, toda a trama de “surrei um cafetão, tô nem aí” se torna apenas uma desculpa pro personagem do Denzel Washington “despertar” e começar a chutar bundas como se não houvesse amanhã.

Em vários momentos, você percebe que ele poderia ter se arrebentado, mas ele simplesmente continua. Outro fator que nunca é levado em consideração é a “limpeza da cena do crime.

Como você deve imaginar, algumas atrocidades são cometidas ao longo do filme, mas é impressionante como a polícia não consegue nem chegar perto dos responsáveis, mesmo eles enchendo o local de digitais e sabe-se lá mais o que.

img_18927_600

Essa é a parte que fica claro como O Protetor é um veículo para o Denzel Washington mostrar o seu carisma em mais um filme de Antoine Fuqua, o mesmo de Dia de Treinamento (que deu um Oscar ao Denzel). Não dá pra acreditar que aquilo tudo se passa no “nosso mundo” e, a partir desse momento, tudo fica lindo.

Isso porque Robert McCall é extremamente eficaz. Em mais de uma cena eu percebi que tava dando risada de como o cara é um monstro na arte de arrebentar os outros e sair de fodão. Rola até uma cena de “cool guys don’t look at explosions” que é sensacional.

O começo de uma franquia?

O Protetor é baseado em uma antiga série de TV sobre um sujeito que resolvia o problema de várias pessoas pelos EUA. O filme deixa claro essa predisposição para ajudar geral que McCall tem.

Ao final das suas 2 horas de duração, O Protetor mostra que poderia sim se tornar uma franquia para a Sony, muito por causa do Denzel Washington. Caso fosse um outro ator estrelando a adaptação, existe uma grande chance de o filme ter desandado no momento em que ele começa a sentar porrada em geral.

Desde o começo, o ator consegue mostrar como pode parecer um simples senhor de meia idade que apenas quer levar uma vida pacata e, no segundo seguinte, ter a presença física e a aura de alguém que vai te arrebentar na porrada e você nem vai perceber.

equalizer-denzel-washington

A dica para você aproveitar O Protetor é abraçar o estilo mentiroso do filme. Se você ficar tentando explicar demais as coisas que acontecem na tela, possivelmente não conseguirá se divertir.

Caso você apenas queira ver o Denzel Washington sendo um fodão, algo que é sempre legal, O Protetor é o filme pra você.

Leia Mais
Tartarugas Ninja e um trailer que vai fazer muita gente reclamar